CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO BILÍNGUE DA UNIOESTE – CAMPUS DE TOLEDO – PROMOVE AULA INAUGURAL

Na quarta feira, 10 de março de 2010, o curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Unioeste – Campus de Toledo realizou uma aula inaugural para o ano letivo de 2010.

Nesta aula, os novos acadêmicos do curso puderam ter seu primeiro contato com a maioria dos professores que irão lhes acompanhar durante sua trajetória acadêmica no curso, e, juntamente com os demais acadêmicos, professores e profissionais da área puderam desenvolver reflexões sobre as principais tendências do cenário empresarial e do mercado de trabalho dentro de suas áreas de sua atuação.

Perfil profissional, características do mercado de trabalho, peculiaridades da profissão do Secretário Executivo, dentre outros assuntos foram abordados, além de os acadêmicos contarem com a participação do prof. Dr. Cláudio Antonio Rojo, docente do colegiado do curso de administração da Unioeste – Cascavel.

O prof. Rojo discursou para cerca de 120 pessoas, dentre estes, acadêmicos de Secretariado Executivo Bilíngue, professores, funcionários da Unioeste e membros da comunidade, acerca do tema “Inteligência Competitiva”, explorando assuntos como cenários, tendências do mercado globalizado, estratégias competitivas, adaptação estratégica, entre outros.

De acordo com nosso palestrante (Rojo), estamos cercados de dados todo o tempo. Estes dados possuem as mais variadas formas e temas. Eles são utilizados no próprio dia a dia por todas as pessoas, mesmo que inconscientemente, no enfrentamento das mais diversas situações.

A era que se apresenta, é chamada, por alguns autores, de Era da Informação. Atualmente o que acontece do outro lado do mundo é percebido em território nacional em tempo real. Grande parte desta evolução se deve ao uso da internet pelas mais variadas comunidades. O envio e o recebimento de dados e informações acontece simultaneamente, alterando as formas de negociação, que agora também acontecem on line.

E, toda a informação que se apresenta, quando usada corretamente, contribui com a sociedade, gerando benefícios e proporcionando maior velocidade ao desenvolvimento econômico.

A cada dia são desenvolvidas novas tecnologias, e com estas, a automação toma conta dos processos produtivos. O trabalho humano é substituído por máquinas, que além de aumentarem o ritmo da produção, contribuem para o aumento da qualidade dos produtos e serviços.

No entanto, engana-se quem pensa que a automação exclui a customização – adequação aos desejos/necessidades do cliente - dos produtos e serviços. Atualmente, a customização em massa é possível sim, e vem sendo alcançada com êxito pelas organizações que se especializam nesta prática.

Desta forma, percebe-se que a adaptação estratégica das organizações, e dos profissionais que nelas atuam, deve ser constante e integrada, tendo em vista que o mercado globalizado atinge, hoje, indistintamente todos os setores da economia, desde as atividades corriqueiras, às mais complexas.

A busca pela melhoria deve ser um dos direcionadores das organizações, estejam elas focadas nos processos produtivos, na qualidade final dos produtos e serviços, no atendimento aos clientes, ou em outras atividades. Do ponto de vista do profissional, este precisa ser especialista, mas também generalista, procurando ser pró-ativo, contribuindo para o progresso da organização e de sua própria carreira.

A nova realidade empresarial demanda novos comportamentos, tanto por parte das empresas, como dos profissionais, que não devem se acomodar, adotando uma postura reativa. Aceleradas transformações exigem profissionais melhor qualificados, com competência para resolver problemas, lidar com pessoas e agregar valor aos produtos e serviços.

Desta forma, os acadêmicos do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Unioeste – Campus de Toledo puderam ter uma visão mais ampla a respeito de suas atribuições enquanto profissional e uma maior compreensão a respeito do mercado de trabalho em que estarão atuando ao deixar a universidade.



Rodrigo Müller
Acadêmico do 4º ano do curso de Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião...
Apenas tenha bom senso e seja educado(a)

:)