1/30

Tecnologia: Encurtando Distâncias ou Afastando Pessoas ??

Inegáveis são os benefícios do surgimento das tecnologias, principalmente das tecnologias de informação e comunicação (TIC's). Facilitando processos, contribuindo para uma maior agilidade no desenvolvimento de várias tarefas, proporcionando uma maior interatividade entre as informação dentro dos ambientes empresariais, dentre uma série de outros benefícios.

Com as pessoas não é diferente. A tecnologia tem facilitado muito a vida de muita gente. Tecnologias de comunicação via fone (os celulares que circulam nas mãos de quase todas as pessoas), e agora as mais novas promoções oferecidas pelas operadoras de telefonia celular, tem proporcionado contatos para muitas pessoas. A internet, utilizada para tantos fins, oferece a oportunidade de fazer compras sem sair de casa, encontrar informações sobre negócios, estudos, carreiras, relacionamentos... A internet permite conhecer pessoas... Sim, conhecer pessoas. ou mesmo encontrar pessoas que estão longe por meio das redes sociais e os próprios sites de busca. 

Não se pode negar que todas essas características, e muitas outras que se pode imaginar, tem facilitado e muito a vida da sociedade contemporânea. Mas agora fica a questão: Essas novas tecnologias encurtam distâncias ou afastam pessoas ?

Se por um lado é possível 'encontrar' pessoas que estão à centenas de quilômetros de distância, também é possível mandar um Olá para seus amigos que moram na mesma cidade, no mesmo bairro, ou, em casos extremos, na mesma casa... Não é mais preciso sair de casa e dar aquele abraço caloroso nas pessoas queridas se você pode fazer isso pelo computador, ou pelo telefone, enviando um e-mail, sms, ou mandando um recadinho em uma das tantas redes sociais disponíveis por aí.

Aí o bom senso das pessoas deveria entrar em ação para evitar este afastamento e fortalecer os contatos pessoais. Ou será que esse é o futuro da humanidade? Indivíduos afastados pelo instrumento que deveria aproximá-los? 

Enfim, tudo (ou quase tudo) é valido na hora de economizar tempo e dinheiro, mas que os contatos pessoais permaneçam, e mesmo as cartas - já esquecidas, excetuando-se as de cobrança e malas diretas - outrora tão utilizadas e que caracterizavam uma atenção especial com quem recebe a mensagem, continuem a fortalecer relacionamentos e unir pessoas, onde elas estiverem.

3 comentários:

  1. Adorei Ro! Esses dias estava pensando na mesma coisa. Não sei se é o nosso futuro, mas se for, podemos nos preparar para mais surtos de depressão. Afinal, já foi cientificamente comprovado que o contato físico ajuda a promover a felicidade não? Outra coisa, q tanto pode ser boa como ruim nessa história toda, é o fato de que, na internet as pessoas se sentem bem mais livres para expressar aquilo que pensam, seja para elogiar ou para criticar... Gostei muito do seu post! Bjoks

    ResponderExcluir
  2. AHUAHAUHSOPAOAUSHAOPKSOAOSP

    Eu sou a favor da tecnologia sempre. Abraços e carinhos pessoalmente sao bem vindos, mas ficar sem o que o computador oferece nao dá.

    =)

    ResponderExcluir
  3. Pois é Lidi... tem mais essa questão: 'a tal da liberdade' que muitos só encontram nos ambientes virtuais... Fazer o que né.

    A tecnologia é acertadíssima. O que vem apresentando defeito são os usuários que nem se aproximam das pessoas fisicamente, e alguns ainda usam a sua 'liberdade' para criar situações bizarras/grotescas/nojentas/preconceituosas e tudo o mais na net, por estarem protegidos por uma telinha de computador.

    Mal sabem eles que nisso a tecnologia também pode agir, localizando esses indivíduos e responsabilizando-os pelos atos mal intencionados na net. :)

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião...
Apenas tenha bom senso e seja educado(a)

:)