22/30 - Marketing

Quem nunca ouviu falar em marketing que atire a primeira pedra ! Ou quem pensa que sabe o que é o marketing, também pode atirar a primeira pedra.

Tema quase banalizado em nossa literatura e vocabulário, o marketing vem sendo utilizado em tantas aplicações diferentes que muitas vezes nem sabemos mais como nos referir à ele. Mkt pessoal, de relacionamento, estratégico, institucional, endomarketing, ecomarketing, e uma série de outras nomenclaturas e denominações para a palavra que nos traz a memória o sentido de 'troca'. Sim, troca. Mercantilização... Seja de produtos, serviços, favores, atenção... Troca. Marketing é troca. É claro que possui inúmeras particularidades em cada uma de suas aplicações, e com vários teóricos defendendo suas teorias.

Mas as vezes é complicado ver livros tratando o tema como uma receita de bolo, que medindo a publicidade aqui, regulando o corpo funcional alí, colocando um programa como um CRM lá; que tudo vai mudar na sua empresa e ficar lindamente como as estorinhas quase utópicas que se lêem em alguns livros de receitas de mkt... 

Isso pode acontecer ?? De maneira parecida pode sim... Mas com uma simples receita ?? Creio que não... As atividades de marketing vão muito além do setor de marketing implantado nas empresas. Envolvem todos os funcionários e stakeholders das organizações. Envolvem pessoas, que tem seus próprios valores, crenças, expectativas, motivação...

Por isso sou contra 'livros que se autodenominam' manuais de marketing para fazer a sua empresa decolar. Sou muito mais do tipo que prefere passar um bom tempo estudando a literatura do assunto e de temas afins para compreender um pouco de suas atividades, e aconselho. Porque vale muito mais entender grande parte do tema para criar a sua própria forma de fazer marketing do que comprar livrinhos que vão 'turbinar sua empresa'. Antes de saber negociar é preciso conhecer as pessoas que vão estar envolvidas no processo, desde clientes à vendedores/prestadores de serviço.

E tenho dito !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião...
Apenas tenha bom senso e seja educado(a)

:)