Beyonce fez... E quem nunca ...

Fonte da Imagem: Zeibiz.
Usou o texto de outra pessoa quando estava construindo um artigo/paper citando-o na íntegra ?? Se usou, espero que tenha referenciado o autor devidamente (e em nosso caso, de acordo com as normas da ABNT, ou de sua instituição) com nome e ano da citação... Mas enfim, acontece que as vezes, por necessidade, nos utilizamos de algo que é de outra pessoa, seja para justificar nossas idéias, ou para complementá-las, ou para deixá-las com outra cara... Não importa, usou algo que não é seu tem que referenciar, isso sem falar na solicitação de permissão de uso, quando não se trata de material impresso ou disponível 'online'. 

E por que isso ?? Porque desde semana passada a cantora Beyonce (conhecida por seus ritmos embalantes e por apresentar na maioria deles belíssimas coreografias, sustentadas pela cantora e por um time de bailarinos ótimo) está sendo criticada e atacada por inúmeros tablóides sobre o clipe da música Countdown.

O que acontece no clipe é que Beyonce utilizou-se de um trecho de uma coreografia elaborada por Anne Teresa de Keersmaeker, coreógrafa belga que produziu a coreografia para a peça Rosas danst Rosas

A polêmica levou a coreógrafa a se pronunciar sobre o fato afirmando que Beyonce teria plagiado sua coreografia, cenário e figurino para um trecho do clipe. 

E essa semana BeyBey se pronunciou, afirmando que dentre outras referências dos anos 60 e 70, ela utilizou referências da peça Rosas danst Rosas, coreografada por Anne Teresa. E agora aparentemente continuará a correr algo judicialmente por parte da coreógrafa belga. 

Enfim, pelo menos Beyonce se pronunciou sobre o caso. Agora é esperar pra ver o resultado, que, sinceramente, acredito que independente de qual seja não irá desprestigiar o trabalho de Beyonce, pois afinal de contas, não é de hoje que a cantora vem desempenhando um belíssimo trabalho, seja por suas músicas dançantes ou por suas coreografias - que não nos permitem reproduzi-las na balada com a intensidade que gostaríamos, como a coreô de Run the World (Girls), pois corre o risco de quebrar-mos o narizinho de alguém, ou pelo menos o dedão do pé - sempre cheias de movimentos sincronizados e perfeitos. 

Enfim, creio que BeyBey errou au utilizar-se de algo sem referenciar e sem pedir autorização prévia, mas creio também que esse não é o maior pecado do mundo em se tratando de coreografias, ou mesmo do mundo da música... Agora vamos deixar de conversa e colocar os dois trabalhos lado a lado (ou abaixo e abaixo) para que possam também prestigiar.




--



Rosas danst Rosas, de Anne Teresa. Uma linda coreografia, com bailarinas muito bem preparadas, sincronizadas e graciosas. Sete minutos de pura arte. Muito bom. Parabéns pra Anne e pras bailarinas.




Countdown, nova música de Beyonce. Ritmo envolvente, doce e dançante sem ser aquela coisa eletrônica de balada. Uma música que dá vontade de cantar, dançar e fazer a coreografia... Ou ao menos fazer caras, ombros e bocas pra uma câmera. Beyonce linda, parabéns por mais um lindo clipe.




E é isso. Quem gostou levanta a mão:

o/

--
NOTÍCIAS RELACIONADAS





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião...
Apenas tenha bom senso e seja educado(a)

:)