A Hipocrisia no Altar

Em tempos de pastores chorando na televisão porque não tem dinheiro para fazer as obras da igreja; igrejas comprando fazendas multimilionárias mas que não custaram um centavo dos fiéis; pastores se acusando na internet e na televisão; pastores clamando por 'justiça' e pela aprovação das terapias psicológico-cristãs; pessoas acompanhando silenciosamente (só que não) os mandos e desmandos de pastores e igrejas que recebem a palavra diretamente de 'deus'; padres sendo condenados por pedofilia/estupros/abusos; e tantas outras atrocidades; quem deveria estar no altar não são os santos católicos, Jesus Cristo ou a personificação do Espírito Santo...

Quem deveria estar no altar é a HIPOCRISIA. Linda e loura cercada por anjinhos de porcelana todos trabalhados nos detalhes em ouro.

E se a hipocrisia pudesse ser personificada ?? Hum, deixa-me ver com quem ela se pareceria... To pensando... pensando... Enfim, é muita gente que está concorrendo ao posto de 'molde para a personificação da hipocrisia'. É gente que aparece na televisão falando que veio à terra em nome de deus, que só quer ajudar os pobres e necessitados e que em troca aceita 'doações' com valores $imbólico$ ... É gente que pede 'paz na terra aos homens de boa vontade', mas que acoberta dezenas (ou quem sabe, centenas) de crimes contra a humanidade cometidos por 'homens de deus'; É gente que convence multidões a acreditarem que homossexualismo é doença e merece ser tratada por terapias cristãs; É gente que pensa pelos necessitados que muitas vezes nem sabem que podiam pensar e assim assumem as maravilhosas (só que ao contrário) ideias cristãs... É tanta gente... tanta alegria. 

Bom, estou vendo que personificar a hipocrisia se torna uma tarefa bastante difícil... Então a gente pode escrever em letras cursivas HIPOCRISIA em uma placa bem bonita e colocar no altar, se ajoelhar diante dela e pedir a deus que nos conceda todas as bençãos do mundo. Aí quando nos levantarmos podemos tirar a máscara da pureza e sair às ruas criticando quem não se ajoelha perante a Hipocrisia. Podemos criticar também quem se ajoelha perante os Orixás; aos santos católicos; as plantas; a lua (meu deus, bru-xa-ri-a)... Podemos usar quantas máscaras quisermos durante o dia, pois ao final deste nos vestimos da pureza e ajoelhamo-nos novamente frente ao nosso altar, pedimos perdão - e somos perdoados - e dormimos tranquilos sabendo que ao final do mês apenas 10% (talvez também algumas doações) do que ganhamos será revertido em benefícios para 'nossa comunidade' e para a compra de espaços na televisão... Coisa pouca. Quem sabe consigamos comprar até um canal de tv só para nós ?? Eeeeeee (o_0) que maravilha !

Pois bem. Que mais posso eu dizer ?? Que não tenho religião ?? Pode ser. Eu (creio que) não tenho religião. E mesmo não tendo religião acredito em Deus, assim como acredito na natureza, nas energias do universo, nos santos e nos orixás, na união das pessoas, nos mistérios da vida e da morte. Apenas me recuso a seguir quem quer que seja em nome de um deus que é intolerante, que castiga, que maltrata, quem envia para o inferno quem não seguir o que está escrito no 'livro sagrado'. Apenas me recuso a ser um soldado que se limita a dizer 'sim senhor' e cumprir ordens. Apenas me recuso a compactuar com isso. 

Permaneço respeitando quem acredita, desde que me trate com o mesmo respeito. Só penso firmemente que não há necessidade de seguir uma religião para presenciar tanta asneira como anda acontecendo por aí. Fico eu aqui com a minha religiosidade, acreditando no que creio ser o certo para mim e esperando com muita fé que nem todas as religiões sejam assim. E tenho que dizer que algumas que conheço não o são. E mais, a bem da verdade religião nenhuma é hipócrita. Hipócritas são os homens. E já disse Jesus:  "E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos" (Mateus 24:11). 

 Mas certos trechos da bíblia são tão negligenciados quanto muitas políticas públicas, então é de se esperar que o outro seja sempre o falso profeta, 'eu' sou a verdade²

Reflexão meus caros, Reflexão. Nada mais que isso. Refletir sobre o que é certo para você, mas também sobre o que é certo para mim e o que é certo para cada pessoa com quem convivamos. Reflexão, algo que não se ensina muito na(s) igreja(s) mas que poderia - creio eu - fazer um grande estrago na 'carteira de fiéis' de muitas delas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião...
Apenas tenha bom senso e seja educado(a)

:)